segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Limpar as orelhas do seu cão


Os cães dependem do dono para cuidar da higiene e saúde de seus ouvidos, que merecem uma atenção especial. Você sabe como e quando deve limpar os ouvidos de seu cão? E de quanto em quanto tempo a limpeza deve ser feita e que produtos deve usar?
A higienização e limpeza dos ouvidos dos cães deve levar em consideração alguns fatores como:
- Produção natural de cerumem: esta produção pode variar de acordo com cada animal, e às vezes, no mesmo animal, um ouvido apresenta uma maior quantidade de cerúmem do que o outro.
- Presença de pelos no conduto auditivo: existem algumas raças que apresentam um certa quantidade de pêlo no interior do conduto auditivo. Alguns profissionais preferem deixar o pêlo, pois ele atuaria como uma proteção natural contra umidade; outros já preferem a retirada dos pêlos para facilitar a higienização completa quando a produção de cerúmem é intensa.
- Forma das orelhas: cães com as orelhas caídas, como o Cocker Spaniel Inglês, apresentam uma maior tendência ao problemas decorrentes da má higienização do ouvido, pois a forma das orelhas cria um microambiente onde pouca luz, umidade e calor são fatores predisponentes ao aparecimento destes problemas.
A limpeza do ouvidos de nossos cães deve ser encarada como um ato preventivo. O proprietário responsável não deixa seu cão chegar no estágio limite em que, além de apresentar fortes odores, secreções e áreas de inflamação, o cão fica balançando a cabeça o tempo todo, o que significa dor em grau elevado.
Por isso, crie o costume de examinar os ouvidos de seu cão desde filhote, pois assim ele se acostumará com o manuseio, não fazendo deste momento uma guerra total!
Coloque seu cão em seu colo, ou de forma que sua cabeça esteja bem apoiada; dobre a orelha sobre a cabeça e examine para ver como está a situação da orelha.
A limpeza 


A limpeza

Costuma-se usar álcool e éter para limpar o ouvido dos cães, porém já existem produtos mais modernos e muito mais eficazes que, além de limpar, higienizam e previnem o aparecimento do quadro inflamatório do ouvido denominado otite.
Produtos como o Epiotic, Solução Limpinho e Ceruminolítico da Linha Vetriderm estão disponíveis em bons petshops e clínicas veterinárias. Converse com seu veterinário sobre o uso destes produtos em seu cão.
Pingue algumas gotas destes produtos no conduto auditivo de seu cão.
Massageie delicadamente com o intuito de fazer com que o produto aja uniformemente.
Retire o excesso de secreção e do produto com um algodão ou gaze.
Evite enfiar objetos pontudos como cotonetes e pinças, pois você poderá causar danos ao seu animal, seja por empurrar a secreção, por danificar alguma estrutura interna ou mesmo caso seu cão se mova inesperadamente.
Veja mais dicas no site
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário