sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Alimentos bons para diabéticos: quiabo

Desde que fiquei diabética, comecei a pesquisar alimentos que possam auxiliar no tratamento. Não acredito em curas milagrosas, mas acredito que uma série de ações favoráveis como adesão ao tratamento, uma alimentação saudável, exercícios físicos e emoções mais ou menos equilibradas ( equilibradas acho difícil!!!! rindo para me descontrair) contribuem para que o quadro melhore.
Assim procuro comer alimentos que de uma forma ou outra possam contribuir para meu bem estar.
Um desses alimento é o quiabo. Adoro quiabo com carne moída, com frango, quiabo com chuchu, quiabo com angu.
Que benefícios pode trazer o quiabo?
No verbete da wikipedia encontramos as seguintes informações:

Propriedades curativas

De acordo com a literatura e diversas pesquisas científicas, o quiabo é um alimento:
  • antiúlceras;
  • anticancerígeno, reduz ataques cardíacos, diminui o colesterol sanguíneo, alivia desordens intestinais, inflamações no cólondiverticulite e úlceras estomacais;
  • neutralizador de ácidos, lubrificante do trato intestinal, auxilia na melhora de queimaduras, acalma psoríase e envenenamento e pode ser utilizado no tratamento de inflamações nos pulmões, síndrome do intestino irritável e dores de garganta.

Influência no diabetes

Estudos realizados em camundongos publicados em 2011 e 2012 mostraram que a ingestão de quiabo regula a expressão gênica de maneira a favorecer o controle do diabetes, além de reduzir de maneira significativa as taxas de glicose no sangue.
Em novembro de 2013, a imprensa brasileira divulgou os efeitos benéficos do consumo do quiabo também em seres humanos, podendo este chegar eventualmente até a substituir a insulina. Após investigações científicas, o quiabo poderá se confirmar como a principal forma de tratamento para os diabéticos.
Bem, não devemos substituir o tratamento médico sem as recomendações do mesmo. Mas para quem gosta de quiabo, é juntar o útil ao agradável. 
Toda semana eu como quiabo!!!
Prenúncio de muitas delícias!!!

A wikipedia ainda informa que:o quiabo possui boas qualidades nutricionais:

Segundo Balbach, Alfons, As Hortaliças na Medicina Doméstica, A Edificação no Lar, em 100 gramas de quiabo estão agrupados:
850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (riboflavina); 0,70 mg ou de vitamina B3 (niacina) ou de vitamina B5 (ácido pantoténico) — não especificado devido à incongruência da fonte — e 25,80 mg de vitamina C (ácido ascórbico). Além disso, contém 40,00 quilocalorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.
Se, por um lado, a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência, segundo Schneider, Ernest, A Cura e a Saúde pelos Alimentos, Casa Publicadora Brasileira.
Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos, sendo eficaz contra infecções dos intestinosbexiga e rins.

:


Um comentário:

  1. Bom,para mim não vai ser dificil pq eu gosto muito de quiabo, so comer mais de agora por diante.

    ResponderExcluir