sábado, 31 de outubro de 2009

A escravidão nos tempos modernos








Percorrendo a internet deparei-me com  blog 'Mercado Ético". Um espaço muito interessante e uma das postagem do blog era sobre a escravidão nos tempos modernos.Confesso que senti-me perplexa e assustada com o que andei lendo por lá. Muitas vezes tomamos conhecimento desses fatos pela mídia. No momento nos indignamos, mas logo a seguir a vida nos arrasta para outros afazeres e nossa atenção foge para outros locais, até depararmos com situações como as narradas no blog.


Essas situações parecem tão distantes do nosso cotidiano, mas na verdade não é. Possivelmente, em algum lugar bem próximo de nossa cidade ou até mesmo do bairro isto esteja acontecendo.
Outro fato que nos assustou foi saber que embora muitas pessoas sejam libertadas dessa situação, tornam a serem envolvidas por ela e isto ocorre pela dificuldade de inserir esses individuos novamente na sociedade. As políticas públicas não são suficientes para dar conta da demanda, as ações de inserção são paliativas.
Chamou-me muito a atenção o fato de que a falta de informação é uma das grandes razões para que as pessoas se envolvam em situações semelhantes.


Como professora imagino que a baixa escolaridade é uma forma de favorecimento da escravidão. É difícil de acreditar que em pleno século XXI e todas suas tecnologias de informação e comunicação fatos assim ocorrem bem debaixo de nosso nariz. Como ficamos diante disso?


Para saber mais clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário