sábado, 31 de outubro de 2009

Violência contra a mulherl


O jornal do Terra apresentou dia 31/10/2009 a notícia de que a França testará um telefone celular contra a violência entre homens e mulheres. A ministra francesa Michèle Alliot-Marie antecipou em uma entrevista  que no final do próximo mês vai iniciar testes com aparelhos celulares possuidores de dispositivos especiais que os ligará diretamente com a central de polícia.

O teste será realizado com 20 pessoas entre homens e mulheres que correm o risco de serem maltratados. Aí fiquei me perguntando por que a ministra do interior havia tomado uma medida tão drástica. A seguir veio a resposta demonstrada em dados estatísticos: em 2008, 156 mulheres morreram na França vítimas de maus tratos  e 300 mil foram agredidas por seus parceiros entre 2006 e 2008.

Mas uma vez fiquei me questionando, como poderia uma coisa dessas acontecer num pais considerado um dos mais avançados do mundo tanto em questões financeiras, tecnológicas e intelectuais. O mundo anda mesmo mudado, o conhecimento deixou de ser sinônimo de pesso bem educada. Tornou-se uma coisa meio estranha, não ajuda construir o homem  cidadão responsável e bom companheiro, mas está gerando vaidades, orgulhos e desejos mal resolvidos.
A ciência caminha a passos largos, mas para onde nos levará?

A escravidão nos tempos modernos








Percorrendo a internet deparei-me com  blog 'Mercado Ético". Um espaço muito interessante e uma das postagem do blog era sobre a escravidão nos tempos modernos.Confesso que senti-me perplexa e assustada com o que andei lendo por lá. Muitas vezes tomamos conhecimento desses fatos pela mídia. No momento nos indignamos, mas logo a seguir a vida nos arrasta para outros afazeres e nossa atenção foge para outros locais, até depararmos com situações como as narradas no blog.


Essas situações parecem tão distantes do nosso cotidiano, mas na verdade não é. Possivelmente, em algum lugar bem próximo de nossa cidade ou até mesmo do bairro isto esteja acontecendo.
Outro fato que nos assustou foi saber que embora muitas pessoas sejam libertadas dessa situação, tornam a serem envolvidas por ela e isto ocorre pela dificuldade de inserir esses individuos novamente na sociedade. As políticas públicas não são suficientes para dar conta da demanda, as ações de inserção são paliativas.
Chamou-me muito a atenção o fato de que a falta de informação é uma das grandes razões para que as pessoas se envolvam em situações semelhantes.


Como professora imagino que a baixa escolaridade é uma forma de favorecimento da escravidão. É difícil de acreditar que em pleno século XXI e todas suas tecnologias de informação e comunicação fatos assim ocorrem bem debaixo de nosso nariz. Como ficamos diante disso?


Para saber mais clique aqui

domingo, 25 de outubro de 2009

Duofertility



DuoFertility é um monitor não invasio e de fácil uso para ajudar a detectar os dias férteis da mulher. É um método natural e conveniente e apresenta dados bastante precisos aumentando, assim suas chances de engravidar. 
Segundo os produtores, o monitor evita o stress de tentar conceber e restaura a mágica do que deveria ser o ato mais natural do planeta.
O aparelho consiste de um leitor manual e um sensor menor que uma moeda de uma libra, que deve ser fixado continuamente debaixo do braço. É um aparelho sofisticado que mede a temperatura corporal da mulher e torna possível conhecer a data da ovulação seis dias antes dela ocorrer..O aparelho ainda não é autorizado e vendido no Brasil. Maiores informações clique aqui

T

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Histórias do cravo e da rosa

Que histórias estariam por trás da música folclórica "O cravo brigou com a rosa"?


O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada.


O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.


Fiz uma proposta para meus alunos: eles deveria imaginar uma história que pudesse ter dado origem à música em questão. Vou publicar aqui algumas das histórias escritas por eles.

Thais Francielly escreveu a seguinte história:


 BRIGAR, BRIGAR! MAS NO FUNDO EXISTE UM GRANDE AMOR


Há muito tempo Leonardo e Paola não iam bem. Brigas, discussões e muitos desaforos faziam parte de suas rotinas.


Um dia começaram a brigar debaixo de um sacada. Foi uma briga terrível!
Leonardo saiu bastante ferido. Paola lhe deu muitos tapas e socos. Ela também apanhou muito, ele bateu sem dó, porque era sempre ela que começava a pancadaria e ele já estava cansado daquela bagunça todos os dias.


Conclusão: ele saiu sangrando , com todos os ossos doendo, corpo ruim e ela saiu pior ainda. Teve quase todos os cabelos arrancados. 
Sendo assim, eles se separaram.


Mas Leonardo ficou doente, gripe suína.


Paola quase teve um infarto, pois apesar de de tudo o que ocorrera ela ainda o amava.


Foi visitá-lo.


Enquanto ela estava com ele, de repente, ele desmaiou. Não aguentando ver a cena, Paola pos-se a chorar, soluçar e desmoronou-se.


Sua alma gritava.
                                        

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O homem de escorpião

O homem de escorpião é:

  • O Escorpião normalmente costuma ser auto confiante, e nada que possam pensar a seu respeito o fará mudar.
  • Ele não tem nada de ingênuo e meigo,e muitas vezes esconde um certo comportamento perverso que contribui para a má fama do escorpião.
  • Sua fama de cruel se deve ao prazer que alguns sentem ao enfrentar e destruir suas vítimas sem sentir um pingo de remorso.
  • O escorpião jamais esquece um presente ou um benefício.
  •  Muito leal com os amigos e pode fazer sacrifícios por eles que não faria nem para seus parentes mais íntimos.

Mulher de escorpião

A mulher de escorpião é:

  • A mulher de Escorpião tem uma beleza profunda e misteriosa, e seus olhos penetrantes podem enfeitiçar um homem sem que ele se dê conta do aconteceu.
  • A escorpiana é vaidosa por natureza, e adora exibir-se, mostrar toda sua beleza.
  • Ela pode ser manhosa como uma gatinha e parecer carente e fragilizada, mas não se deixe enganar.

  • Ela é capaz de odiar amargamente e de amar com tamanha dedicação. 
  • A mulher de Escorpião pode afogá-lo em sua paixão pela a vida!
  • Ela é extremamente ciumenta e possessiva, mas não quer que a controlem. 
  • A mulher de escorpião adora o poder, e por ele pode fazer muitos sacrifícios.
  • Ela é uma mulher que sente um prazer grandioso em causar inveja, e faz tudo para sentir-se superior diante das outras mulheres.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Schwarzenegger homenageia Harvey Milk.

Schwarzenegger cria dia em homenagem a político homossexual O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, assinou uma lei que instaura o "Dia de Harvey Milk", em homenagem ao primeiro político abertamente homossexual eleito nos Estados Unidos, informou neste segunda-feira o porta-voz Aaron McLear.Em virtude da lei, Schwarzenegger proclamará o dia 22 de maio, data de nascimento de Milk, como um dia relevante em todo o Estado da Califórnia



Harvey Bernard Milk (Woodmere, Condado de Nassau (Nova Iorque), 22 de maio de 1930 — São Francisco, 27 de novembro de 1978) foi um político e ativista gay norte-americano. Foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de São Francisco. A política e o ativismo gay não foram os primeiros interesses de Milk; ele não sentia necessidade de ser aberto quanto à sua homossexualidade ou participar de causas civis até por volta dos 40 anos, depois de suas experiências com a contracultura dos anos 1960.





Milk mudou-se de Nova Iorque para fixar residência em São Francisco em 1972, em meio a uma migração de homens homossexuais que se deslocam para o Castro na década de 1970. Ele tirou vantagem do crescente poder político e econômico do bairro para promover seus interesses, e candidatou-se sem sucesso três vezes para cargos políticos. Suas campanhas teatrais deram-lhe crescente popularidade, e Milk obteve um assento como supervisor da cidade em 1977, como resultado das mudanças sociais mais amplas que a cidade estava enfrentando.




Milk exerceu o mandato por 11 meses e foi responsável pela aprovação de uma rigorosa lei sobre direitos gays para a cidade. Em 27 de novembro de 1978, Milk e o prefeito George Moscone foram assassinados por Dan White, outro supervisor da cidade, que tinha recentemente renunciado, mas desejava seu posto de volta. Conflitos entre as tendências liberais que foram responsáveis pela eleição de Milk e a resistência conservadora a essas mudanças foram evidentes nos acontecimentos seguintes aos assassinatos.
Apesar da sua curta carreira na política, Milk se tornou um ícone em São Francisco e "um mártir dos direitos gays", de acordo com o professor da Universidade de São Francisco Peter Novak.. Em 2002, Milk foi chamado de "o mais famoso e mais significativo político abertamente LGBT já eleito nos Estados Unidos". Anne Kronenberg, a sua última gerente de campanha, escreveu sobre ele: "O que diferenciava Harvey de você ou de mim era que ele foi um visionário. Ele imaginou um mundo virtuoso dentro de sua cabeça e, em seguida, ele tomou providências para criá-lo de verdade, para todos nós. 
Existem várias obras em homenagem a Milk, dentre as quais um documentário de 1984 premiado com o oscar. Em 2008 foi lançado o filme "Milk", contando a trajetória de Harvey, da chegada a São Franciso à sua morte. Dirigido por Gus Van Sant, com Sean Penn no papel de Milk, recebeu oito indicações para o oscar, das quais venceu na categoria melhor ator e melhor roteiro original.
Fonte: Wikipedia

Coisas de preconceito- Parada Gay


Gente, estamos adentrando o século XXI e o preconceito ainda embrutece o coração e a mente das pessoas. Segundo o jornal O Dia, a parada gay não foi autorizada na cidade de Duque de Caxias, dá para imaginar uma coisa dessas?

A Parada do orgulho LGBT de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

Entrou para história em 2004, pois, segundo a organização do evento, passou a ser a maior marcha deste tipo no mundo. De acordo com as estimativas da Polícia Militar de São Paulo, mais de um milhão e meio de pessoas (GLBT, e seus amigos e amigas simpatizantes e mais algumas pessoas curiosas passando no local), participaram do evento. As principais reivindicações do Movimento Homossexual Brasileiro neste ano continuaram sendo o direito aocasamento no civil e o fim da discriminação e homofobia.Em 2009, a Parada Gay de São Paulo realizou-se em 14 de junho, com o tema “Sem homofobia, mais cidadania – Pela isonomia dos direitos”, enfatizando o apoio ao projeto que criminaliza a homofobia no Brasil (Projeto de Lei Complementar PLC 122/06) A parada deixou bares lotados e contou com a presença da ex-prefeita Marta Suplicy e do atual prefeito Gilberto Kassab, do governador José Serra e a adesão de sindicalistas (CTB, CUT, Força Sindical e UGT) e de comunidades religiosas como a Comunidade Cristã Nova Esperança, além dos tradicionais ativistas e simpatizantes.


No Brasil ocorrem eventos de promoção da igualdade para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros em diversas cidades, normalmente em datas diferentes umas das outras. O número de paradas gays está aumentando a cada ano no Brasil tendo ultrapassado as 100 em 2006. Muitas cidades pequenas (inclusive cidades do interior) também estão organizando as suas paradas. Juiz de Fora é uma cidade promissora em manifestações desse gênero. A cidade realiza todos os anos, sempre no mês de agosto, o concurso Miss Brasil Gay. Reúne milhares de pessoas nas ruas da cidade. O evento é organizado pelo MGM (Movimento Gay de Minas).
Fonte Wikepedia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Poesia para os escorpianos

Escorpião




Escorpiano!!!
Adorado escorpiano
Esse ser que se apaixona
E todos os teus sonhos
No amor aprisiona
Alguém que ama intensamente
Mas sofre por ser enciumado
Alguém cuja sinceridade salta aos olhos
Cuja fé jamais lhe falta
guarda segredos e mistérios
um apaixonado esotérico
tenha um escorpiano
ao teu lado... e saberás o que
é o amor sincero.
Ah! Mas Esse Escorpiano
precisa perder um pouco do juízo.


Sirlei L. Passolongo

O Signo de Escorpião na mitologia

O escorpião foi o animal enviado por Apolo para matar Órion, por ciúmes da relação deste com sua irmã Ártemis. As estrelas de Órion realmente desaparecem no Ocidente quando as de Escorpião nascem no Oriente.



Órion ou Orionte, na mitologia grega, foi um gigante caçador, um dos melhores a serviço de Ártemis. Ele foi colocado por Zeus entre as estrelas na forma da constelação de Órion. Era filho de Poseidon, o Deus dos mares, com uma mortal, sendo assim tinha grandes habilidades para a caça e um vasto conhecimento, porém não era considerado um Deus.Após ser morto foi colocado como constelação no céu, a conhecida constelação de Orion.




Diz-se a lenda que Órion era um gigante caçador, amado por Artemis, com quem quase se casou. O irmão de Artemis, Apolo, por sua vez, se aborrecia com tal aproximação entre os dois, chegando a censurar diversas vezes sem nunca obter resultado. Certo dia Apolo teve a oportunidade de se ver livre de seus aborrecimentos, percebendo que Órion vadeava pelo mar apenas com a cabeça fora d’água desafiou sua irmã, outra exímia caçadora, a acertar o alvo que distante se movia.


Impecável em sua pontaria ela atingiu em cheio seu amado, que estava fugindo de um escorpião que Apolo enviou para matar Orion, cujo corpo já moribundo foi conduzido à praia pelas ondas do mar. Percebendo a fatalidade que havia cometido, Artemis, em meio às lágrimas, pediu para Zeus colocar Órion e o escorpião entre as estrelas: o gigante trajado com um cinto, uma pele de leão, armado de uma espada e de sua clava, acompanhado por Sírius, seu cão, fugindo de seu inimigo escorpião.(Sírius ou Sírio é a estrela mais brilhante do céu e encontra-se na constelação Cão Maior, perto da constelação Oríon ou Orionte).


Outra versão e que Órion tentou violar a deusa Ártemis. A fim de castigá-lo, Ártemis mandou um escorpião gigantesco morder-lhe o calcanhar, matando-o. Pelo serviço prestado à deusa, o escorpião foi transformado em constelação, simbolizando a raiva de Artemis por ter sido ameaçada de estupro, ou, segundo algumas versões, por ter tido sua oferta afetiva e sexual 


Artemis




Na Grécia, Ártemis (em gr. Άρτεμις) era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo; mais tarde, associou-se também à luzda lua e à magia. Em Roma, Diana tomava o lugar de Ártemis, frequentemente confundida com Selene ou Hécate, também deusas lunares.

O seu mito começa logo à nascença. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar à luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpo. Letó esperava gêmeos, e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando no parto do seu irmão gêmeo, Apolo. Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto.
Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material (seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que de ouro). Todos eram obra de Hefesto, o Deus do fogo e das forjas, que era um dos muitos filhos de Zeus, portanto também irmão de Ártemis. Zeus também lhe deu uma corte de Ninfas, e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora.
Tinha por costume banhar-se nas águas das fontes cristalinas; numa das vezes, tendo sido surpreendida pelo caçadorActeon que, ocasionalmente, para ali se dirigiu para saciar a sede, transformou-o em veado e fê-lo vítima da voracidade da própria matilha.
Outra lenda nos conta que, apesar do seu voto de castidade, tendo ela se apaixonado perdidamente pelo jovem Orion, e se dispondo a consorciá-lo, o seu enciumado irmão Apolo impediu o enlace mediante uma grande perfídia: achando-se em uma praia, em sua companhia, desafiou-a a atingir, com a sua flecha, um ponto negro que indicava a tona da água, e que mal se distinguia, devido à grande distância. Ártemis, toda vaidosa, prontamente retesou o arco e atingiu o alvo, que logo desapareceu no abismo no mar, fazendo-se substituir por espumas ensangüentadas. Era Orion que ali nadava, fugindo de um imenso escorpião criado por Apolo para persegui-lo. Ao saber do desastre, Ártemis, cheia de desespero, conseguiu, do pai, que a vítima e o escorpião fossem transformados em constelação. Quando a de Órion se põe, a de escorpião nasce, sempre o perseguindo, mas sem nunca alcançar. Segundo outra versão teve um caso com Endimião que ela gerou as 50 Pausânias e Étolo.
É representada, como caçadora que é, vestida de túnica, calçada de coturno, trazendo aljava sobre a espádua, um arco na mão e um cão ao seu lado. Outras vezes vêmo-la acompanhada das suas ninfas, tendo a fronte ornada de um crescente. Representam-na ainda: ora no banho, ora em atitude de repouso, recostada a um veado, acompanhada de dois cães; ora em um carro tirado por corças, trazendo sempre o seu arco e aljava cheia de flechas.
O absinto (Ártemisia absinthium L.) era uma das plantas dedicadas à deusa.




Fonte: Wikipédia

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Escorpião (ou Scorpio) Scorpio.png
23 de outubro a 21 de novembro
Scorpio2.jpg
Elemento Qualidade Polaridade
Água Fixo Feminino
Planeta regente
Plutão (tradicionalmente, Marte)
Exílio Exaltação Queda
(Vênus) Urano Lua
Anatomia
Órgãos genitais e excretores
Palavra-chave Casa natural
Transformação Casa VIII
Signo
Anterior Oposto Posterior
Libra Touro Sagitário
Características
Positivas Negativas
Determinado
Inteligente
Resistente
Vingativo
Ciumento
Teimoso